quarta-feira, 10 de setembro de 2014

Arquitetura: uma das profissões mais antigas da humanidade

Olá, Visitantes. A postagem a seguir fala um pouco sobre como surgiu a arquitetura, como e para que era usada antigamente, sua importância.
               
 A História da Arquitetura é uma subdivisão da História da Arte responsável pelo estudo da evolução histórica da arquitetura. Existiram diversas perspectivas em relação ao estudo da arquitetura, a maior parte das quais ocidentais.

As primeiras grandes obras de arquitetura remontam à Antiguidade, mas é possível traçar as origens do pensamento arquitetônico em períodos pré-históricos, quando foram erigidas as primeiras construções humanas.

 O surgimento da Arquitetura está associado à ideia de abrigo. O abrigo, como sendo a construção predominante nas sociedades primitivas, será o elemento principal da organização espacial de diversos povos. Este tipo de construção ainda pode ser observado em sociedades não totalmente integradas na civilização ocidental, como os povos ameríndios, africanos, aborígenes, entre outros.

 A primeira modalidade arquitetônica a se desenvolver foi essencialmente a militar. Nesse período surgiram as primeiras cidades e sua configuração estava atrelada à existência de muralhas e proteção a ameaças externas.

 Outra tipologia bastante desenvolvida foi a arquitetura religiosa. Muitos aspectos da vida cotidiana estavam baseados no respeito ou na adoração ao divino e ao supernatural. Esta importância fazia com que a figura do arquiteto estivesse associada aos sacerdotes (como no Antigo Egito) ou aos próprios governantes e a execução dos edifícios era acompanhada por diversos rituais que simbolizavam o contato do homem com o divino.

As cidades marcavam uma interrupção da natureza selvagem, consideradas o espaço sagrado em meio ao natural. Da mesma forma, os templos dentro das cidades marcavam a morada dos deuses em meio ao ambiente humano. As necessidades de infra-estrutura daquelas primeiras cidades também tornaram necessário o progresso técnico das obras de engenharia.

Divisões da arquitetura 

  • Arquitetura egípcia
  • Arquitetura assíria
  • Arquitetura babilônia
  • Arquitetura etrusca
  • Arquitetura minóica
  • Arquitetura micênica
  • Arquitetura persa
  • Arquitetura suméria
  • Antiguidade clássica
Fonte: http://www.ecivilnet.com/artigos/historia_da_arquitetura.htm



Nenhum comentário:

Postar um comentário