terça-feira, 28 de outubro de 2014

A Torre Eiffel


           
          No século XIX, Paris era vista como uma cidade de grande expressão nos ditames das manifestações artísticas, intelectuais e estéticas. Na qualidade de “centro difusor” da modernidade, a cidade de Paris organizou exposições universais onde era exposto aquilo que de melhor a civilização ocidental fora capaz de produzir. De certa forma, esses eventos eram verdadeiras promessas capazes de condensar o triunfo do tempo presente e a espera de um futuro próspero.

          Foi nesse específico conjunto de valores que a Torre Eiffel, um dos mais visitados pontos turísticos do mundo, acabou sendo projetada. Idealizada pelo engenheiro Gustave Eiffel, ela ganharia o nome de “Torre de 300 metros” e seria o resultado da utilização de uma estrutura de mais de 18 mil peças em ferro e o arremate de 2,5 milhões de parafusos. Ao todo, contabilizando o peso de suas várias camadas de pintura, a torre ultrapassa as 10 mil toneladas.


           Até o ano de 1929, a Torre Eiffel ocupou o posto de construção mais alta de todo o mundo. Depois disso, os norte-americanos tomaram esse lugar com a realização do edifício Chrysler, localizado em Nova Iorque. Atualmente, a torre ganha uma iluminação especial que varia de acordo com a celebração de alguma data ou evento de importância maior.


Fontes: http://www.brasilescola.com/curiosidades/torre-eiffel.htm

http://www.fotosefotos.com/page_img/9088/torre_eiffel_iluminada

http://www.curiosidadesdomundo.com/curiosidades-sobre-torre-eiffel/



Nenhum comentário:

Postar um comentário