sábado, 16 de agosto de 2014

Símbolo da arquitetura: O que significa?






 Boa-tarde! Fiz esta postagem para informar o real significado do "G" no símbolo da arquitetura, desconhecido por muitos devido aos muitos significados incoerentes atribuídos a ele.


A letra G é um daqueles tantos símbolos que sobrevivem aos séculos mas, infelizmente, perdem seu significado original, ganhando vários outros significados ao longo do tempo, muitos dos quais absurdos. Há ainda aqueles que, sem procurar entender, preferem afirmar que o verdadeiro significado do “G” é um grande mistério maçônico, talvez nunca revelado.



Séculos atrás, a Geometria era tida quase como uma ciência sagrada, mãe da arquitetura e da construção, sem a qual as Catedrais não podiam ser planejadas e concluídas. Em resumo, a Geometria era a ciência do maçom operativo, uma ciência que os distinguia dos demais, que tornava possível a execução da Arte Real, que levanta templos às virtudes.

O “G” definitivamente não é “God” ou qualquer outro nome relacionado ao Grande Arquiteto do Universo, pois apenas nas línguas anglo-saxãs, a palavra referente a Deus começa com “G”, enquanto que o uso do “G” também sempre constou nos países de línguas latinas. Já a palavra “Geometria” mantém sua letra inicial tanto nas línguas anglo-saxãs como nas latinas: Geometry (inglês), Geometrie (holandês e alemão), Géométrie (francês), Geometría (espanhol), Geometria (italiano e português). Sim, “G” é apenas “Geometria”. Pode não parecer muita coisa hoje, mas na época era. 

http://www.noesquadro.com.br/2011/10/letra-g-na-maconaria.html#sthash.zANhJAlU.dpuf

8 comentários:

  1. Giovanna, amei sua descrição! Simples e objetiva!
    Abraço!
    Continue escrevendo... :D

    ResponderExcluir
  2. G de Giovanna! Legal.... Parabéns pela publiação!

    ResponderExcluir
  3. Não tem como ler os comentários se não arrastar o mouse com o botão esquerdo pressionado. É proposital?

    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  5. Bacana. Sou arquiteta e nunca tinha me atentado em saber qual o símbolo da arquitetura mas sempre vi de: direito enfermagem e outros. Então me veio a curiosidade... sendo q quando eu precisei de um logo p/ meu escritório criei eu mesma. E gosto muito. Acho q nunca quis procurar porque gosto de criar por mim mesma sempre, qualquer coisa q eu fizer para meus clientes. Nunca copiar... só dar a olhadinha no q os outros fazem. Ajuda mas copiar nunca. Gostei de saber de sua pesquisa.

    ResponderExcluir